Notícias

MFC Sportech - O que mais você gosta de interação no Estádio?

04/08/2020 13:27

Salve, torcedor Maringaense!

Mais um dia de Maringá FC Sportech, hoje com um tema que falamos bastante na live do último sábado (1). Se você está se perguntando que live é essa, para tudo e confere lá na MFC TV no YouTube. Por lá tem também as outras lives sensacionais com a seleção de 10 anos do Maringá FC. Por aqui, hoje falaremos de tecnologia dentro do estádio. Com jogos sem torcida, o tema fica até um pouco nostálgico!

         Até pouco tempo atrás, não se falava muito em “experiência do torcedor” ou em “estádios inteligentes”. O jogo, claro, ainda é o principal atrativo, mas até os torcedores mais “raiz” se animam com alguns dos confortos e facilidades que a tecnologia traz para dentro dos estádios. O MFC Sportech hoje separa um Top 5 especialíssimo com as melhores tecnologias de estádios e esportes pelo mundo.

 

  1. Acesso à Internet

Há alguns anos, entrar num estádio e encontrar uma rede de Wi-Fi específica para torcedores era tarefa praticamente impossível. Estádios que tivessem uma rede (que funcionasse!) eram sinônimos de alta tecnologia e modernidade. Hoje, esse benefício é quase que esperado já por boa parte dos torcedores, especialmente em arenas mais modernas. Uma outra boa alternativa é possibilitar uma conexão estável com as tecnologias 3G e 4G. Com a chegada do 5G, cada vez mais próximo, esse fator deve ser ainda mais importante.

Além de possibilitar que os torcedores se mantenham conectados, essa tecnologia ganha a primeira posição pela sua importância. Sem ela, muitas das outras do nosso top 5 (e as que não fizeram a lista) nem funcionariam. A conexão no estádio permite ao torcedor conversar com seus amigos, acompanhar o tempo real, estatísticas e vídeos do campeonato, interagir e postar em redes sociais, e acessar todas as outras aplicações do estádio pelo celular. Sem dúvida o acesso à Internet é a base para a tecnologia existir dentro dos estádios

 

  1. Apps

Com a expansão dos smartphones, os aplicativos também cresceram e número e possibilidades. Alguns clubes no Brasil já oferecem apps próprios, alguns com funções específicas para o estádio. Ainda assim, esses apps por enquanto são mais comuns ou mais avançados no exterior. Uma curiosidade interessante é que muitas vezes alguns apps são específicos para um estádio. Ou seja, o torcedor tem que baixar o app do clube, o do campeonato ou liga e um do estádio, sem contar os outros aplicativos esportivos de sua preferência. A tendência, no entanto, é que eles se concentrem em um só para facilitar o consumo e a experiência.

Um bom exemplo é o Ballpark, da MLB, a liga professional de Baseball nos Estados Unidos e Canadá. Embora não seja do mundo do futebol, esse exemplo é legal porque é provavelmente o app mais completo e, por conta disso, tende a ser o modelo a ser seguido. Dentro dele, é possível fazer virtualmente tudo que envolva a experiência digital dentro e fora do estádio: É possível comprar e guardar ingressos, explorar mapas para encontrar o banheiro mais perto ou onde vende cerveja, registrar todos os jogos que você já foi, participar de jogos, concursos e promoções, comprar artigos do time, checar todas as informações e noticias da sua equipe, tirar dúvidas com funcionários e até mesmo saber qual o melhor jeito de chegar e sair do estádio. Ufa! Se é possível ter uma função digitalizada, ela vai para o app!

 

  1. Delivery de Comida