Notícias

MFC Sportech - Twitch, você já conhece?

27/07/2020 20:44

Salve, torcedor Maringaense!

Segunda-feira é dia de Maringá FC Sportech e o tema de hoje é uma notícia que deu muito o que falar no mundo do futebol e do esporte na semana passada: o Twitch. Já ouviu falar sobre essa plataforma? Sabe qual pode ser o impacto dela na indústria do futebol? Então vem com a gente aprender mais!

O Twitch é uma plataforma de vídeo, muito parecida com o YouTube. A grande diferença do Twitch é o foco em transmissões ao vivo, altamente interativas e centradas ao redor do criador de conteúdo (ou streamer), que trabalha como um “anfitrião” em seu canal.

Foi no mercado de games e esports, no entanto, que o Twitch conseguiu crescer muito e encontrar um público fiel, ativo e que encontrou na plataforma uma solução para um problema até então muito recorrente: Como encontrar conteúdo relacionado a vídeo games e esports, desde competições profissionais até dicas para aprender a jogar melhor. No Brasil, a plataforma é muito conhecida por hospedar streamers e games de sucesso, como Gaules (do Counter Strike) ou Nobru (do Free Fire).

Até aí tudo bem, mas você deve estar se perguntando: “Mas pessoal do MFC Sportech, o que o Twitch tem a ver com futebol?”. A resposta é: tudo. Há algumas semanas nós falamos por aqui sobre as transmissões próprias dos clubes e como a maneira de assistir e consumir futebol tem mudado muito, e o Twitch se encaixa perfeitamente nessa mudança.

Na semana passada, o Twitch anunciou o início de uma categoria focada em esportes, com direito a parcerias com clubes como Arsenal e Real Madrid. As principais ligas americanas transmitem conteúdo pela plataforma, desde melhores momentos a alguns jogos, ainda que poucos sejam ao vivo. Muitos atletas são streamers e fazem lives jogando vídeo games.

O potencial é imenso, e é importante lembrar que o Twitch foi comprado pela Amazon no final de 2014. Mais recentemente a Amazon começou a adquirir direitos de transmissão pelo mundo, com a Premier League na Inglaterra, a UEFA Champions League na Alemanha e a NFL nos EUA, como alguns exemplos. O Twitch faz parte dessas parcerias, transmitindo alguns dos jogos presentes nesses pacotes.

Para os clubes e as ligas, o Twitch oferece uma excelente alternativa para levar conteúdo a um público mais jovem. Já os torcedores ganham mais uma plataforma para acompanhar seus clubes favoritos e poder interagir com outros torcedores. Além disso, essa aproximação entre a os esportes “tradicionais” e os esports tem muito a crescer, aprendendo e contribuindo uns com os outros.

E você, torcedor tricolor? Já tinha ouvido falar do Twitch? Tem algum streamer ou vídeo game favorito na plataforma? Que tal um canal do Maringá FC por lá? Qual tipo de conteúdo você gostaria de acompanhar? Conta pra gente nas redes sociais do clube ou com a #MFCSportech.

Até semana que vem!

 

Por Rafael Holtz 

Voltar