Notícias

Paranaense Série B é adiado e Maringá Futebol Clube monitora seus atletas com treinamentos à distância

19/03/2020 12:47

Clube maringaense paralisou suas atividades no centro de treinamento visando combater a proliferação do COVID-19

 

Na última terça-feira (17), o Maringá Futebol Clube paralisou temporariamente suas atividades na sede do clube, visando combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Diante dessa situação e sem saber quando retornará normalmente à rotina de trabalho, o clube orientou os atletas a seguirem um plano de atividades físicas durante o período inativo.

A proposta de monitoramento à distância foi realizada pelo preparador físico, André Souza, que montou um plano de treinamento para que os atletas pudessem realizar mesmo estando em suas casas. “As planilhas repassadas aos atletas são voltadas para os treinos de força e resistência, geralmente realizadas em academias. Mas sabendo da gravidade do momento em que vivemos, tomamos o cuidado de municiar os atletas não apenas com os treinos voltados para uma academia, como também elaboramos treinos que possam ser feitos em casa, sem o auxílio de máquinas, utilizando o próprio peso corporal e movimentos relacionados ao futebol, pois o ideal no esporte é treinar movimentos e não apenas os músculos envolvidos”, explicou o profissional de educação física.

A proposta realizada pelo clube aos seus atletas visa minimizar a perda de condicionamento físico adquirido ao longo da pré-temporada, que começou no dia 17 de fevereiro. “Ao iniciarmos a nossa quinta semana de pré-temporada, até agora composta por 37 sessões de treinos distribuídas em 29 dias, nossos atletas vinham gradativamente, semana a semana tendo um acréscimo não só na parte física, mas também na parte técnica e tática. O envio das planilhas de treinamento para cada atleta será para minimizarmos essa perda, que será inevitável, pois as cargas de trabalho que o atleta alcançará treinando em casa, não serão as mesmas que ele atingiria realizando os treinos com o grupo de jogadores e sob o comando da Comissão Técnica do Maringá” complementou André Souza.

O técnico Pachequinho explica que após a paralisação, todos os atletas passarão novamente por uma série de avaliações antes de retomarem os treinamentos técnicos e táticos. “Na volta aos treinos todos os atletas serão reavaliados pela Comissão Técnica, para que possamos criar ou ajustar as estratégias de trabalho necessárias para a recuperação física deles antes de reiniciarmos os trabalhos táticos. Será extremamente importante os atletas seguirem as recomendações do clube durante esse período”, disse o treinador.

O início do Campeonato Paranaense, que estava marcado para o dia 5 de abril, foi adiado na tarde de ontem (18) pela Federação Paranaense de Futebol, assim como o Campeonato Paranaense sub-19 que iniciaria no próximo dia 28. As duas competições ainda não possuem datas definidas para iniciarem e a decisão vai depender do controle e de medidas tomadas contra a pandemia do COVID-19.

Por assessoria de imprensa.

 

Voltar